Alimente seu cérebro: 8 séries para aprender e relaxar ao mesmo tempo

Mais do que nunca, momentos de descompressão são necessários. Que tal fazer isso adquirindo, também, novos conhecimentos?

A pandemia transformou nossas rotinas e tivemos de nos adaptar a novas maneiras de consumir e selecionar conteúdo. O excesso de informações, vindas de todos os lados, nos levou também para uma necessidade de descompressão mais frequente. Se você é fã de séries, vai gostar de saber que hoje temos acesso a um montão de produções que vão além de “apenas” contar excelentes histórias – o que é fundamental, claro – e também oferecem conteúdo interessante.

Para provar esse ponto e fornecer opções de obras que unem entretenimento e informação, fizemos uma lista especial para você. Confira:

 

“Cosmos”

Ideal para aficionados por astronomia e curiosos em geral, a série começou lá nos anos 1980 por iniciativa do grande divulgador científico Carl Sagan. Em 2014, “Cosmos” ganhou um remake sob apresentação do astrofísico Neil deGrasse Tyson e, mais recentemente, uma nova temporada. Nos episódios, cientistas e pesquisadores de renome explicam teorias e contam as mais incríveis histórias do universo.

 

“One Strange Rock”

“Uma rocha estranha”. Assim se traduz o título da série dirigida pelo cineasta Darren Aronofsky e apresentada por ninguém menos que o ator Will Smith.

“One Strange Rock” nos conduz por uma viagem profunda e emocionante pela história da Terra e pelos ingredientes que a tornam tão especial.

 

 

“The Mind: Explained”

Nem Freud pôde explicar muitas das coisas que rolam em nossa mente. Esta produção mergulha fundo no assunto, abordando tópicos como memória, sonhos, ansiedade e mindfulness por meio de entrevistas e animações didáticas e dinâmicas.

 

“Abstract: the Art of Design”

Qual cor combina melhor com aquela? Onde coloco essa imagem? Por que utilizar esse formato?

Descubra como designers que pensam à frente de seu tempo criam e qual é a influência de suas criações nos mais variados aspectos de nossa vida. Como não poderia deixar de ser, esta é uma série visualmente espetacular.

 

“Chef’s Table”

É uma pena não podermos sentir o aroma dos pratos feitos pelas mãos dos mais premiados cozinheiros de nosso tempo. Mas é como dizem: nós também comemos com os olhos. “Chef’s Table” é o destaque no cardápio de quem ama gastronomia, de quem ama comer e, principalmente, de quem ama uma boa história de vida.

 

“A Era dos Dados”

Em pleno 2020, você já está cansado de saber que estamos mais conectados que nunca – e que bom que você está on-line aqui com a gente! Em “A Era dos Dados”, o jornalista e PhD em história da ciência Latif Nasser comprova essa conexão e explora assuntos fundamentais relacionados a tecnologia e ciência. Uma ótima forma de compreender parte da complexidade de que são feitos nossos tempos.

 

“Planeta Terra”

Com duas temporadas, a produção eleva a qualidade dos tradicionais documentários sobre a vida pelos cantos do planeta a um novo patamar, em termos de imagem e narrativa. Cada episódio traz uma visão aprofundada de um bioma ou habitat, mostrando suas particularidades e como a vida se desenvolve por ali. Há tantos componentes de ação, drama, suspense e terror, que em certo ponto você pode até se perguntar se os animais não são, afinal, atores contratados.

 

“A História do Cinema: Uma Odisseia”

Doze décadas de uma história feita de tantas histórias comoventes são revisitadas pelo crítico Mark Cousins nesta belíssima série documental. Com 15 episódios de nostalgia purinha, a produção, que é baseada no livro do próprio Cousins, dedica-se aos marcos que construíram a sétima arte como a conhecemos atualmente.

Materias Anteriores

Confira nossa lista e prepare a pipoca!
Jogo de tabuleiro voltou ao mainstream após sucesso de “O Gambito da Rainha” e pode fazer muito bem ao nosso cérebro
* por Sabrina Athie, diretora geral da Wide SP