Gamers de plantão, bora jogar? 15 jogos para os dias de isolamento

Dicas vão de aventuras distópicas a lançamentos e jogos para pais e filhos

Para enfrentar dias de isolamento, os jogos podem ser uma ótima opção.  Nos Estados Unidos, por exemplo, a população aumentou sua atividade online de games em 75% desde o começo das ações de prevenção.

Preparamos uma lista de 15 games que podem ajudar a passar o tempo e, porque não, afastar a solidão.

Entre as dicas há aventuras, lançamentos, battle royales, jogos para celulares e jogos que pais podem curtir com seus filhos.

Todos os títulos da lista podem ser adquiridos digitalmente, em plataformas para computadores, Xbox, PlayStation ou aparelhos móveis.

‘The last of us’ e ‘The last of us Remastered’

Plataforma: PlayStation 3 e 4

Um dos grandes lançamentos sobre mundos pós-apocalípticos dos últimos anos, o jogo para PlayStation 3 de 2013 ganhou no ano seguinte uma versão atualizada para a atual geração. Quem ainda não conhece, pode aproveitar a ocasião para jogar a continuação, que promete ser um dos maiores de 2020.

‘State of Decay 2’

Plataformas: Xbox One e computadores

Em “State of Decay 2”, o jogador deve controlar uma comunidade para sobreviver em uma sociedade que resiste a ataques de zumbis. Para tentar melhorar sua situação, cada um pode contar com a ajuda de outros três jogadores, cada um com um membro de seu próprio vilarejo. Isso ajuda as chances de sobrevivência no game, e também aproxima pessoas forçadas a aderirem ao “distanciamento social” no mundo real.

Na telinha

‘Plague Inc.’

Plataformas: Androids e iPhones

O jogo de estratégia no qual o usuário deve controlar uma doença com o objetivo de infectar o mundo inteiro se tornou um dos mais procurados logo no começo da proliferação do novo coronavírus na China. Tanto que foi banido da loja de apps da Apple no país em fevereiro.

‘Pokémon Go’

Plataformas: Androids e iPhones

Lançado em 2016, o game com as criaturinhas da Nintendo se tornou uma febre ao levar milhões de pessoas para caçar pelas ruas. Mas então o que está fazendo em uma lista sobre ficar em casa? Pensando nessa época de isolamento, a desenvolvedora Niantic anunciou mudanças que permitirão que seus jogadores capturem e batalhem sem sair de suas casas – novidades que devem durar pelos próximos meses.

‘Free Fire’

Plataformas: Androids e iPhones

Com uma grande comunidade de jogadores e vencedor de inúmeros prêmios, o game é um dos principais do gênero battle royale no Brasil.

Todos contra todos

‘PUBG’ e ‘Fortnite’

Para quem está isolado em casa sem muitos contatos com o mundo exterior, enfrentar dezenas de outros jogadores pela sobrevivência em uma ilha pode ajudar com o sentimento de aproximação com outras pessoas. Por isso, os dois maiores jogos do gênero são boas recomendações, ainda mais considerando que são gratuitos.

Lançamentos recentes

‘Call of Duty: Warzone’

Plataformas: Computadores, Xbox One e PlayStation 4

Falando em battle royales, o mais novo destaque do gênero é um modo gratuito de “Call of Duty: Modern Warfare”, que coloca 150 jogadores para se enfrentar. O game foi elogiado pela crítica por adicionar boas novidade , ao mesmo tempo em que traz ares frescos à franquia de tiro em primeira pessoa.

‘Nioh 2’

Plataforma: PlayStation 4

Uma boa opção para quem gosta de samurais, demônios, combates difíceis ou tudo isso ao mesmo tempo. Suas inúmeras armas garantes que quase todo mundo deve encontrar uma maneira favorita de superar seus desafios – e modos online permitem que os jogadores ajudem uns aos outros.

‘Doom Eternal’

Plataformas: Computadores, Xbox One, Stadia, PlayStation 4 e Switch

O jogo é uma boa opção para quem é fã da franquia clássica de tiro em primeira pessoa. O novo game continua a incentivar o jogador a atirar em demônios  para recuperar a própria vida em meio a monstros.

‘Animal Crossing: New horizons’

Plataforma: Switch

O  game serve para quem quer fugir desse clima de destruição e se distrair em um mundo com energia mais elevada. Em “New horizons”, o jogador é levado para uma ilha deserta, onde pode construir sua própria comunidade com animais humanizados. Pais e filhos podem se aventurar juntos, já que até quatro pessoas podem habitar a mesma ilha em um só console, e oito jogadores podem dividir a região com uma conexão online.

Distraindo as crianças

‘Super Mario Party’

Plataforma: Switch

Falando em pais e filhos, muita gente precisa de opções para entreter a criançada presa em casa com a suspensão das aulas. “Super Mario Party” é uma boa opção para que todo mundo possa se reunir, com até quatro pessoas competindo nos minigames presentes no jogo que simula um tabuleiro.

‘Sonic Mania’

Plataformas: Computadores, Xbox One, PlayStation 4 e Switch

“Sonic Mania” levou a franquia de volta às origens e recebeu as melhores críticas em anos. Com a opção de controlar o herói e Tails ou Knuckles ao mesmo tempo, o jogo une nostalgia para pais e diversão para as crianças.

‘Pokémon Sword’ & ‘Shield’

Plataforma: Switch

A oitava e mais recente geração da série clássica de monstrinhos da Nintendo também é uma das mais elogiadas dos últimos anos. Os mais velhos, que cresceram com as primeiras 150 (+1) criaturas, podem ficar um pouco perdidos com todas as novidades, como o modo Dinamax, que agiganta os Pokémon, mas é uma boa chance de ensinar alguns velhos truques para os novatos.

Clássicos locais

‘Fifa 20’

Plataformas: Computadores, Xbox One, Stadia, PlayStation 4 e Switch

 “Fifa 20” não é exatamente uma grande novidade, mas pode ajudar a matar um pouco a saudade dos gramados, com a vantagem de criar grandes rivalidades dentro dos próprios lares.

 

 

Materias Anteriores

Confira nossa lista e prepare a pipoca!
Jogo de tabuleiro voltou ao mainstream após sucesso de “O Gambito da Rainha” e pode fazer muito bem ao nosso cérebro
* por Sabrina Athie, diretora geral da Wide SP