A procrastinação é o ato de adiar alguma tarefa que precisa ser feita. Uma pesquisa realizada pela Fundação Estudar e MindMiners concluiu que 52% da população brasileira convive com o maior inimigo da produtividade. Na maioria das vezes, a atitude ocorre em situações nas quais precisamos realizar algo mais complexo do que estamos acostumados, necessitando maior atenção e nos fazendo sair da zona de conforto.
Muitos relacionam a procrastinação com a gestão do tempo, mas o principal motivo são as emoções negativas que afloram quando precisamos nos esforçar mais e fazer algo que não queremos ou gostamos. Um outro fato de grande influência é a preferência do cérebro humano por atividades que ofereçam recompensa imediata.
Existem muitas formas de parar de procrastinar e todas partem do mesmo princípio: estabelecer pequenas metas para que você consiga concluí-las. Mesmo quando estiver traçando um plano grandioso, busque separar o mesmo por pequenas tarefas. Dessa forma será possível enxergar progressão, atingindo as recompensas imediatas que tanto gostamos.
Autoconhecimento e redução de possíveis distrações também são boas ferramentas para vencer a procrastinação, assim como o acompanhamento psicoterapêutico em casos mais sérios.
Agora que você já sabe o que lhe faz procrastinar e tem boas formas para combater esse inimigo, que tal colocar em prática?