Você sabia que a habilidade de inovar é maior em empresas que contam com diferentes perfis de colaboradores? É o que mostra um estudo da Accenture feito com profissionais de 27 países. Uma das formas de diferenciar essas características é por meio da geração que um indivíduo pertence.
Não há como generalizar, mas pessoas da mesma geração compartilham vivências de um mesmo período e isso pode refletir no comportamento de cada um, inclusive no ambiente de trabalho. Com isso, conheça algumas características:
Baby boomers
Formada por pessoas que viveram em uma época que a vida pessoal e profissional eram completamente separadas e possuíam trabalhos mecânicos e repetitivos. Possuem um vínculo de lealdade com os empregadores. É uma geração disciplinada e com espírito coletivo.
Geração X
Foi a primeira geração a ter um contato maior com novidades da tecnologia. Eles buscam diplomas, certificações e o enriquecimento do histórico profissional. É uma geração mais competitiva e representa grande parte dos empresários.
Geração Y (Millennials)
Vida pessoal e profissional se misturam e eles procuram um propósito no que fazem. Essa geração viu a transformação do mundo com a globalização e a internet. São questionadores, imediatistas e possuem sede de aprendizado.
Geração Z
Esse grupo já nasceu em um mundo conectado, sendo ágeis e multitarefas. Com isso, aprendem rápido e possuem alta adaptabilidade. Esses jovens buscam estabilidade financeira e são mais plurais e dinâmicos.