Antivírus humano: dicas de cibersegurança na rotina

Ficar esperto ao usar a internet é a melhor forma de se prevenir contra ciberataques

Junto com todas as maravilhas de que desfrutamos diariamente, a internet trouxe alguns contratempos em relação à segurança de nossas informações – e, por extensão, de nossas vidas. Portanto, na era dos dados em que vivemos, é fundamental adotar alguns cuidados básicos na hora de usar a internet.

Separamos algumas dessas dicas de cibersegurança que são simples, mas muito importantes para evitar ataques maliciosos e proteger seus dados pessoais e os dados da sua empresa. Confira:

 

Não seja fisgado

Termo originado a partir da palavra em inglês para “pescar” (“fishing”), phishing é o crime de enganar as pessoas para a obtenção de informações confidenciais, como senhas e números de cartões de crédito. Para não cair nesta armadilha, que é o tipo de ciberataque mais comum e eficiente, adotar a desconfiança na hora de acessar sites e ler e-mails é a conduta mais segura. Notou algo estranho em algum site ou app que você costuma utilizar? Ligue o sinal de alerta imediatamente!

 

Senha forte

Pode parecer difícil de acreditar, mas, segundo levantamento do Avast, a maioria dos brasileiros ainda usam senhas fracas (o famoso 123456, data de aniversário, o nome da mãe, do pai ou do cachorro e por aí vai). Incríveis 95% não consideram a variação de números, caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas ao criar senhas, e 51% usa a mesma senha para proteger várias contas. Essas práticas criam o paraíso dos sonhos para os cibercriminosos. Então, comece a criar senhas mais complexas (e guarde-as para você, claro)!

 

E-mail, WhatsApp e SMS

Em primeiro lugar, NUNCA acesse o site do seu banco clicando em links disponibilizados por e-mail. Se você recebeu um e-mail suspeito de um remetente desconhecido, não encaminhe para sua família, amigos ou colegas de trabalho. As plataformas de e-mail contam com recursos para alertar os demais usuários sobre e-mails suspeitos. E, para reforçar a segurança de sua empresa, nunca utilize o e-mail corporativo em cadastros na internet, sempre o pessoal. A mesma cautela vale para o zapzap e mensagens via SMS, onde tentativas de fraude também ocorrem com frequência. Se alguém, por exemplo, te ligar solicitando um código enviado por SMS, ligue suas anteninhas: pode ter coisa feia rolando aí!

 

Não fique parado no tempo

Sabia que, além de melhorar o desempenho, manter os softwares atualizados também ajuda na segurança? Pois é. Hackers sempre procuram vulnerabilidades em versões antigas, e as atualizações evitam esses ataques. Por isso, é imprescindível manter seu pacote de antivírus atualizado. A ausência (ou desatualização) do antivírus compromete a usabilidade do computador e expõe seus dados.

 

Uma espetadinha inocente

Um pequenino pen drive pode servir de porta de acesso a cibercriminosos. Então, tome muito cuidado com dispositivos de origem duvidosa e só espete o seu em máquinas confiáveis. Para evitar que seu pen drive “adoeça” com vírus e ameace sua segurança, é aconselhável formatá-lo regularmente. É bem fácil: após guardar os arquivos desejados em outros locais, clique com o botão direito, selecione “formatar” e “formatação rápida”.

 

Arquivo é coisa pra se guardar…

Fazer um back-up regular de seus arquivos e informações é um hábito que pode evitar grandes dores de cabeça futuras. Só quem já perdeu centenas, milhares de arquivos, entre fotos antigas, documentos importantes e outras coisas, sabe o tamanho do problema. O ideal é armazenar seus dados em diferentes locais para garantir o acesso em caso de perda ou roubo, por exemplo, em HDs e, claro, na nuvem.

 

HTTP ou HTTPS?

Quem não é exatamente um especialista em internet pode ficar confuso com tantas siglas, mas entender as diferenças dessas duas não é difícil. Ambos são protocolos de comunicação, mas um deles é mais seguro graças à criptografia: o HTTPS, que é uma versão idêntica do HTTP, só que aplicado sobre uma camada SSL, que agrega mais segurança ao uso. Então, sempre que for acessar um site, confira na barra de navegação se ele tem o protocolo HTTPS.

 

Papo de Fake News

Elas, as grandes vilãs de nosso tempo, acabam sendo responsáveis também por captar iscar para cibercriminosos. As Fake News aumentaram muito o risco de cair em fraudes de todo tipo. Aqui, vale aquele conselho de sempre: procure sempre saber a procedência das fontes de informação para não sofrer ataques maliciosos.

 

Cuidados especiais com os pequenos e os velhinhos

Crianças, adolescentes e idosos merecem uma atenção especial na web. Confira cartilhas que já compartilhamos aqui com dicas para reforçar a segurança infantil e a segurança da terceira idade!

Materias Anteriores

Por Amanda Gonçalves*
Com algum esforço e um pouco de organização, você pode colocar sua vida financeira nos trilhos
Confira nossa lista e prepare a pipoca!